Dores ao correr?

publicado em 13/09/2016

Por ser de fácil acesso e de baixo custo, a corrida de rua vem conquistando cada vez mais adeptos. Seus benefícios, tanto físicos quanto mentais, estão mais do que documentados na literatura, porém junto com esses benefícios, existe a possibilidade da ocorrência de lesões provenientes desta prática, que é aumentada quando não há orientação especializada. Você já sentiu ou sente dores ao correr? Se sim, você não está sozinho(a)! A ocorrência de lesão em corredores com menos de um ano de prática é de 79,6%¹, e em geral, 70 a 80% destas lesões ocorrem abaixo da linha do joelho, sendo a mais comum, a condromalácia patelar². Estudos recentes indicam que a condromalácia patelar é muito comum em pessoas que apresentam o valgo dinâmico (movimento que “desloca” o joelho para dentro ao apoiar o peso corporal em uma das pernas).

O valgo dinâmico ocorre devido ao enfraquecimento das musculaturas do quadril, que não podem ser fortalecidas apenas correndo, por isso, é de fundamental importância associar a corrida ao treinamento de força! Além de prevenir a condromalácia patelar, a musculação pode evitar outros tipos de lesões, como o deslocamento lateral da patela, estiramentos, rompimento do LCA e outros?.

Se você se identificou com o texto, procure um de nossos professores para te auxiliar e, se você conhece alguém que passa por esses problemas ao correr, traga-o para a Cinética Fitness e daremos a atenção e suporte necessários!

Dica: Associe ao seu programa de treinamento a aula CX WORX que, além de trabalhar os músculos estabilizadores do quadril, trabalham o CORE para uma melhor estabilidade do tronco, otimizando suas técnicas na corrida e atuando na prevenção de outras lesões.

Professor Lucas Akira.

REFERÊNCIAS

CAMPOS, Alberto Cordeiro et al. PREVALÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DE RUA AMADORES. Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde, v. 3, n. 1, p. 40-45, 2016.

VAN MECHELEN, Willem. Running injuries. Sports Medicine, v. 14, n. 5, p. 320-335, 1992.

FUKUDA, Thiago Yukio et al. Hip posterolateral musculature strengthening in sedentary women with patellofemoral pain syndrome: a randomized controlled clinical trial with 1-year follow-up. journal of orthopaedic & sports physical therapy, v. 42, n. 10, p. 823-830, 2012.

LASTAYO, Paul C. et al. Eccentric muscle contractions: their contribution to injury, prevention, rehabilitation, and sport. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, v. 33, n. 10, p. 557-571, 2003.