A importância de pisar no freio!

publicado em 20/10/2016

Alguma vez você já foi obrigado a parar de treinar por ficar doente ou sofrer alguma lesão, justo no momento em que você está se dedicando ao máximo para alcançar seu objetivo? CUIDADO...você pode estar treinando demais! O fenômeno conhecido como overreaching não funcional é comum entre atletas, porém pode vir a acontecer se você treinar como um, se alimentar mal ou não descansar o tempo necessário.

Para entender melhor o que é esse processo deve-se lembrar: para que os treinos tenham o efeito desejado, é necessário empenho, dedicação e constância. Com isso ele irá se adaptar e consequentemente ficará mais forte e resistente. O problema é quando treinamos todos os dias na semana de maneira intensa ou excessiva e não deixamos o corpo descansar o suficiente.

Significa que você deve parar de treinar? Não, somente uma semana de treino leve feita periodicamente é o suficiente para prevenir essa situação. Essa semana é conhecida como semana regenerativa. Ela vai permitir que você continue treinando sem seu corpo dar aqueles sinais de alerta! Caso tenha se interessado, converse com seu professor, ele pode te explicar melhor sobre essa e outras curiosidades sobre como nosso corpo funciona!

Meeusen, Romain, et al. "Prevention, diagnosis, and treatment of the overtraining syndrome: joint consensus statement of the European College of Sport Science and the American College of Sports Medicine." Medicine and science in sports and exercise 45.1 (2013): 186-205.

Pedro Fonseca