Qual o número ideal de repetições?

publicado em 28/03/2017

Para respondermos essa pergunta é necessário sabermos uma coisa: o seu objetivo. Os objetivos de quem treina geralmente variam e cada um desses objetivos podem ser alcançados utilizando um número diferente de repetições.

Segundo o que a literatura nos mostra fazer uma série entre uma a cinco repetições é a melhor forma para aumentarmos nossa força, pois essa quantidade de repetições estimula a hipertrofia miofibrilar que aumenta a quantidade de componentes geradores de força nas fibras.

Por outro lado, se realizarmos séries de seis a doze repetições mudamos o foco para o crescimento muscular, pois ela estimula a hipertrofia sarcoplasmática na qual as células musculares são preenchidas com mais líquido intracelular fazendo com que os músculos fiquem maiores, porém não mais fortes. Um ritmo lento e controlado de execução do exercício e descanso de um minuto até dois é o recomendado nesse caso.

Para finalizar, se você está buscando um treinamento pensando em obter mais resistência, o ideal é fazer um grande número de repetições que variam de 15 até ou mais que vão acabar gerando maior estresse em nosso sistema energético do que sua musculatura propriamente dita. Esse tipo de treinamento permite que seu corpo se torne mais eficiente energicamente adaptando-se ao estresse metabólico. E por último, mas não menos importante, OS NOSSOS MÚSCULOS NÃO SABEM CONTAR. A reação dos músculos ao número de repetições depende de muitos fatores como fator nutricional, repouso entre treinos, repouso entre séries, especificidade do treinamento, foco ou não nas fases concêntrica e excêntrica, entre outros.

Para auxiliá-lo na melhor escolha do número de repetições do seu treino peça o auxílio do um de nossos professores, pois ele saberá te orientar na melhor escolha de acordo com seus objetivos, uma vez que seu treino é um quebra cabeça muito mais complexo e existem outras variáveis para levarmos em conta do que apenas o número de repetições.

Luis Eduardo