Aquecimento antes da atividade física

publicado em 11/04/2017

Uma dúvida muito frequente no ambiente da academia é: Preciso aquecer? Para que serve o aquecimento? Questões como essas sempre chegam ao profissional de educação física.

Então vamos lá, basicamente o principal motivo para aquecer antes da atividade física, seria para a preparação do esforço que está por vir, evitando lesões e melhorando o rendimento. Quando iniciamos um aquecimento várias mudanças ocorrem no nosso organismo, tais como: aumento do fluxo sanguíneo para o tecido muscular, aumento da elasticidade do músculo, melhor elasticidade de ligamentos e tendões e entre outras alterações.

Basicamente existem dois tipos de aquecimento: geral e específico. O aquecimento geral visa movimentar o máximo de músculos e não tem como objetivo determinados movimentos que serão usados posteriormente. O aquecimento específico é uma repetição de movimentos que serão feitos na sequência. Caminhar, polichinelos e pular corda são exemplos de aquecimento geral e realizar movimentos apenas com a barra de supino seria um aquecimento específico.

Resumindo, aquecer antes da atividade física é uma medida adequada e preventiva, dúvidas sobre qual aquecimento realizar antes do treino principal é só procurar um dos nossos professores para esclarecimentos.

Eduardo Rodrigues