A IMPORTÂNCIA DAS VARIÁVEIS NA MUSCULAÇÃO

publicado em 20/02/2019

A IMPORTÂNCIA DAS VARIÁVEIS DE TREINO PARA PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO.

Cleiton Teixeira de Souza

Para quem pratica musculação é essencial que haja um planejamento por trás de todo o processo que faça com que o indivíduo alcance seus objetivos com êxito, para que isso aconteça é necessário que um profissional de Educação Física participe de todo o processo traçando os melhores caminhos juntamente com o aluno, mas antes de tudo é imprescindível a avaliação física para que mostre sua maiores necessidades e sirva de parâmetro de comparação.

Após este passo, inicia-se a elaboração dos treinos, onde o profissional deve levar em consideração os objetivos que a pessoa busca alcançar, assim como possíveis restrições no caso de patologias que lhe impeça de realizar algum exercício. Dentro da musculação existe uma sobrecarga imposta que provocará mudanças físicas. Por sua vez, a sobrecarga apresenta algumas variáveis que podem ser alteradas para proporcionar diversos tipos de estímulos para este praticante, dentre elas podemos citar: volume, intensidade, frequência e tempo de recuperação.

Desta forma o profissional de Educação Física pode gerar novos estímulos constantemente, tirando o praticante de um nível de homeostase e elevando o nível de aptidão física.

Então, procure sempre seu professor e converse sobre as variáveis que ele lhe tem atribuído durante os treinamentos, e tracem metas e novos objetivos para que você se mantenha em evolução, tendo uma vida ativa e mais saudável com a prática regular de exercícios físicos.